Referência  em  FISIOTERAPIA  na  Internet

 www.fisioweb.com.br 


   

 Princípios da Osteopatia


Em 1.899 e 1.901 Still escreveu seus dois principais livros: "Philosophy of Osteopathy Research and Practice". Em suas obras de referência, A. Still faz uma síntese de todas as suas observações e de sua prática, e anuncia os quatro grandes princípios sobre os quais repousam a: medicina osteopática:

1) A estrutura determina a função.
2) A unidade do corpo.
3) A autocura.
4) A lei da artéria.


>> Primeiro Princípio: A estrutura determina a função.


Para A. Still, a estrutura representa as diferentes partes do corpo. O ser humano é considerado como um todo único e indivisível. Essas estruturas são os ossos, os músculos, as fáscias, as vísceras, as glândulas, a pele, etc.

A função é a atividade de cada uma de partes, o tais como a função respiratória, a cardíaca, a digestiva, etc.

A enfermidade não pode se desenvolver se a estrutura está em harmonia, portanto o distúrbio da estrutura origina as doenças.

A relação entre estrutura e função se aplica a todos os elementos do corpo.



>> Segundo Princípio: A unidade do corpo.


O corpo humano tem a faculdade de encontrar ou reencontrar seu equilíbrio (físico, bioquímico, mental, etc. ). É o que chamamos homeostasia. A.Still situa esta unidade ao nível do sistema miofascioesquelético. Este sistema é capaz de guardar na memória os traumatismos sofridos.

No ouvido interno, estão os canais semicirculares que condicionam nosso equilíbrio, e se encarregam obrigatoriamente da manutenção dos olhos no plano horizontal, em qualquer posição que esteja a coluna vertebral.

Tomemos como exemplo uma pessoa que recebeu um golpe lateral esquerdo à altura da cabeça; depois desse golpe, o corpo vai adaptar-se a esse novo estado, compensando, ao nível da coluna vertebral, com a finalidade de preservar a horizontalidade do olhar.

Cria-se uma escoliose de compensação de convexidade direita torácica e convexidade esquerda lombar. A pelve acompanhará a escoliose e se colocará em adaptação sacroilíaca posterior direita. Encontra-se então o membro inferior mais curto. O paciente claudicará e poderá ter múltiplas dores em conseqüência do seu problema cervical inicial.



>> Terceiro Princípio: A Autocura.


A. Still afirma que o corpo é capaz de autocurar-se. O corpo tem em si mesmo todos os meios necessários para eliminar ou evitar as doenças. Isto é assim com a condição de que os seus "meios" estejam livres para funcionar corretamente. Ou seja, que não hajam obstáculos nos condutos nervosos, linfáticos, vasculares, e que a nutrição celular e a eliminação dos dejetos se cumpram corretamente.

Tratados como "heréticos" há um século, os princípios de Still confirmam-se pouco a pouco. O principio das defesas naturais do organismo confirmam-se dia a dia, pela investigação da imunologia, da bioquímica, da fisiologia...



>> Quarto Princípio: A regra da artéria é absoluta.


Para Still, o sangue é o meio de transporte de todos os elementos, assegurando uma imunidade natural.

O papel da artéria é primordial. Sua perturbação levará a uma deficiente circulação arterial; como conseqüência, o retomo venoso será mais lento, provocando paralisações venosas, ou seja, acumulações de toxinas. 
 

 

Obs.:
- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.
- Publicado em 11/10/04

 


© 2002 - World Gate Brasil Ltda

Todos os Direitos Reservados