Referência  em  FISIOTERAPIA  na  Internet

 www.fisioweb.com.br 


   

MESOTELIOMA


O que é mesotélio?
A maioria dos órgãos do corpo é envolvida por uma membrana conhecida como mesotélio. A que recobre os pulmões é chamada de pleura, a que envolve o coração, de pericárdio, e a que recobre a cavidade abdominal, de peritônio. Além da função protetora, o mesotélio produz e libera um fluido lubrificante que permite que os órgãos se movam, deslizando entre estruturas vizinhas, sem causar atrito.

Mesotelioma é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do tecido mesotelial. A maioria dos casos tem origem na pleura ou no peritônio.

No mesotelioma pleural, a membrana que envolve os pulmões começa a afinar, acumulando líquido entre suas camadas. Quando o câncer afeta o peritônio (mesotelioma peritonial), ocorre um acúmulo de fluido entre suas paredes, chamada de ascite.

Embora os casos registrados de mesotelioma tenham aumentado nos últimos 20 anos, trata-se de um tipo raro de câncer, que costuma ocorrer com mais freqüência em homens e sua incidência aumenta a partir dos 40 anos de idade. Cerca de 2 mil novos casos de mesotelioma são diagnosticados nos Estados Unidos, anualmente.

Quais são os fatores de risco?
Asbestos são apontados como o principal fator de risco para mesotelioma. Amianto e asbesto são sinônimos, nomes genéricos de um mineral encontrado no solo em mais de 30 variedades. Pela sua qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, resistência mecânica e às altas temperaturas, esse mineral, presente em abundância na natureza, tem sido largamente utilizado na indústria, principalmente na construção civil.

Entretanto, durante o processo de manufatura, pequenas partículas desse material se desprendem, flutuando no ar, provocando sérios danos à saúde. A inalação de pó de amianto pode ainda aumentar o risco de outros tipos de câncer, como de fígado, pulmão e laringe. Atualmente, a exposição de trabalhadores a esse tipo de material tem sido controlada, principalmente nos países mais desenvolvidos.

Sinais e sintomas mais freqüentes
Dificuldade para respirar e dor no peito, devido ao acúmulo de líquido na pleura, são os sintomas mais comuns de mesotelioma pleural.
Dores abdominais e perda repentina de peso são, geralmente, os primeiros sinais de mesotelioma peritonial.

Esses sintomas podem ser causados por diversas doenças. Somente o médico, após os exames, é capaz de diagnosticar suas causas.

Como é feito o diagnóstico
Raio-X costuma ser o primeiro exame solicitado pelo médico, uma vez que este pode detectar o acúmulo de fluido mesotelial.

A tomografia computadorizada é capaz de mostrar o tamanho e a posição do tumor, bem como apontar se outras áreas do corpo já foram atingidas.

Por meio de uma punção é possível colher um pouco do fluido para posterior exame laboratorial.

O diagnóstico preciso e conclusivo só pode ser obtido com uma amostra do tecido mesotelial, cujas células serão examinadas à luz do microscópio.

Tratamentos
Geralmente o mesotelioma é diagnosticado quando as células malignas já se infiltraram em estruturas vizinhas, o que afasta a possibilidade de remoção cirúrgica, na maioria dos casos. Assim, o tratamento vai depender da extensão do tumor, que poderá ser atacado por quimioterapia e/ou radioterapia.

Os tratamentos são administrados com a intenção de diminuir e/ou estabilizar o tumor, bem como de minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

fontes:
CancerBACUP U.K.
National Cancer Institute
 

Obs.:
- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores.
- Publicado em 17/11/03
- fonte: Instituto Day Care Center - http://www.daycare.com.br/

 


© 2002 - World Gate Brasil Ltda

Todos os Direitos Reservados