Referência  em  FISIOTERAPIA  na  Internet

 www.fisioweb.com.br 


Trabalho realizado por:
Laís Bittencourt de Moraes*

* Fisioterapeuta. Pós-graduanda em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica. CREFITO 9/802 LTT-F –
E-mail: laisbmoraes@terra.com.br


SÍNDROME DE DOWN


A síndrome de Down é uma alteração genética que ocorre no começo da gravidez e resulta em um retardo no desenvolvimento mental e motor do bebê.

No interior das células do nosso organismo estão os cromossomos (estruturas que revelam os caracteres hereditários do indivíduo, tais como a cor da pele, a cor do cabelo, a altura etc). Em cada célula existem 46 cromossomos (23 de procedência paterna e 23 de procedência materna), agrupados em 23 pares. Já a pessoa com síndrome de Down apresenta 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra está localizado no par 21.

A pessoa com síndrome de Down pode apresentar diversas características peculiares, quais sejam: diminuição do tônus muscular, frouxidão de ligamentos, menor estatura, excesso de pele na região da nuca, orelhas pequenas e com baixa implantação, mãos e pés pequenos, língua saliente, achatamento da ponte nasal e da parte posterior da cabeça, boca e dentes diminuídos e pálpebras oblíquas e estreitas.

Ainda não se conhece a causa dessa alteração genética. No entanto, é sabido que alguns fatores podem aumentar a sua incidência, como nos casos em que um dos pais já tenha filho nascido com essa síndrome, ou quando uns deles apresente desordens cromossômicas, ou até mesmo em gestações que aconteçam depois dos 35 anos.

Vale salientar que as pessoas com síndrome de Down precisam do mesmo zelo clínico que as outras; algumas situações, contudo, requerem atenção especial. Parte das pessoas com essa síndrome possuem, por exemplo, deficiências de audição, doenças do coração, problemas de visão, anomalias intestinais, pneumonias de repetição, deficiência de hormônios da tireóide e problemas ortopédicos freqüentes.

Ademais, é importante que as pessoas com síndrome de Down sejam estimuladas precoce e adequadamente. Nesse sentido, merece destaque a necessidade de acompanhamento fisioterapêutico visando a favorecer, em especial, o desenvolvimento mental e motor, de modo a propiciar mais longevidade e melhor qualidade de vida.

 
 

Obs.:
- Todo crédito e responsabilidade do conteúdo é de seu autor.
- Publicado em 24/10/05

 


© 2005 - World Gate Brasil Ltda

Todos os Direitos Reservados