Referência em Fisioterapia na Internet

www.wgate.com.br/fisioweb

 

OSTEOPOROSE

O QUE VOCÊ DEVE SABER

Osteoporose significa perda óssea

A osteoporose consiste em adelgaçamento e enfraquecimento dos ossos. É um processo indolor, até o momento em que ocorre uma fratura.

Em geral as mulheres não imaginam que possam ter osteoporose até que, inesperadamente, apresentem uma fratura dolorosa, como por exemplo, de punho ou quadril após uma queda sem importância, o que ocorre mais comumente após a menopausa.

Outras mulheres, à medida que envelhecem, percebem que sua estatura está diminuindo, que sua postura está ficando encurvada ou que suas roupas não estão mais "caindo bem". Isto ocorre quando as vértebras, os ossos que formam a coluna, tornam-se tão frágeis que movimentos banais, tais como tossir ou carregar alguma coisa, podem provocar o seu colapso.


Quem faz parte do grupo de risco para osteoporose?

À medida que envelhecemos é natural que nossos ossos se enfraqueçam. Logo, teoricamente, todos corremos o risco de desenvolver osteoporose. Entretanto, determinados fatores podem acelerar este processo e, por isso, é importante que estejamos cientes deles. Após a menopausa, o risco de desenvolver osteoporose aumenta para quase todas as mulheres, embora certas características do estilo de vida, bem como hereditariedade ou fatores clínicos, possam aumentar ainda mais esse risco.


Quais os fatores de risco de osteoporose?

FUMO E ÁLCOOL
O hábito de fumar e o consumo exagerado e contínuo de bebidas alcoólicas podem interferir na capacidade que o corpo tem de manter os ossos normais e saudáveis.

FALTA DE EXERCÍCIOS
Os ossos também necessitam de certa quantidade de exercício para permanecerem fortes e saudáveis. Pessoas confinadas à cama ou a uma cadeira de rodas, ou cujo estilo de vida seja sedentário, correm maior risco de desenvolver osteoporose.


DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL
A ingestão inadequada de cálcio na dieta priva o corpo das matérias-primas necessárias para a manutenção da força e da massa ósseas. Qualquer pessoa com deficiência nutricional ou cuja dieta seja composta de quantidade insuficiente de alimentos ricos em cálcio, tais como derivados do leite, verduras e legumes frescos, corre maior risco de ter osteoporose.


HISTÓRICO FAMILIAR
Se sua mãe ou avó teve osteoporose, suas probabilidades de vir a desenvolver a doença são muito maiores.


HISTÓRICO CLÍNICO
Algumas afecções, tais como hiperatividade da glândula tireóide, doença do fígado ou anorexia nervosa, podem causar osteoporose. Além disso, alguns medicamentos, como esteróides, quando utilizados por longo tempo, podem ter efeito prejudicial sobre os ossos.


FRATURA ANTERIOR
Se você já tiver sofrido uma fratura, particularmente do quadril, do punho ou da coluna, provocada por um trauma mínimo, talvez isto seja um indício de que seus ossos já estejam debilitados.


PESO BAIXO
Mulheres muito magras podem estar sob risco maior de osteoporose. Seu esqueleto é menor, e a partir do momento em que os ossos começam a adelgaçarem e a ficarem mais enfraquecidos após a menopausa, atingirão um estágio no qual sofrerão fratura mais facilmente do que os ossos de mulheres cujo peso é normal.


O que você deve fazer

Se você corre o risco de desenvolver osteoporose, é importante se esforçar para mudar seu estilo de vida. Muitas recomendações disponíveis para melhorar a saúde em geral estão relacionadas com nossos ossos. Por exemplo:

• pare de fumar
• reduza o consumo de bebidas alcoólicas
• faça exercícios
• inclua cálcio na sua dieta


E se você já estiver com osteoporose?

Consulte um especialista e se informe sobre os diversos tratamentos disponíveis. É possível evitar que seus ossos continuem a se enfraquecer. Todas as medidas para prevenir a osteoporose ajudarão a retardar a progressão da doença.

Questionário para detecção da osteoporose pós-menopáusica

 
1. Qual a sua idade? Pontos
Até 59 anos 0
60-69 anos 1
70-79 2
80 anos ou mais 3
   
2. Há quantos anos teve a menopausa?  
10 anos ou menos 0
11 a 17 anos 1
18 anos ou mais 2
   
3. Atualmente, você está fazendo reposição hormonal com estrogênico?  
Sim 0
Não 1
   
4. Depois dos 45 anos de idade, teve alguma fratura em algum dos seguintes locais?  
Quadril  
Sim 3
Não 0
   
Punho  
Sim 1
Não 0
   
Vértebra  
Sim 2
Não 0
   
Ombro  
Sim 2
Não 0
   
Outra fratura(exceto cabeça, face,dedos das mãos ou pés)  
Sim 1
Não 0
   
5. Qual é o seu peso atual?  
61Kg ou mais 0
57 a 60Kg 1
56 ou menos 2
   
6. Já foi tratada com corticosteróides durante um ano ou mais?  
Sim 1
Não 0
   
7. Apresenta alguma das seguintes doenças:  
Hipertireoidismo, Síndrome de má-absorção intestinal, Hiperparatireoidismo, Síndrome de Cushing, Insufiência renal crônica.  
Sim 1
Não 0
   
Nota: Resultado = soma dos pontos das 7 perguntas.
Se o resultado for 4 ou mais, você deve conversar com o seu médico e realizar exames que auxiliam a fazer o diagnóstico de Osteoporose.
 

 World Gate Brasil

www.wgate.com.br/internet

© 2002 - Todos os Direitos Reservados