Referência em FISIOTERAPIA na Internet |
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Trabalho realizado por: - Luiz Antônio Dias Bastos Júnior 1 - Gilson Bruno Souza e Silva 2 - Horjana Aparecida Navarro Fernandes Vieira 3 Contato - e-mail: junioruai@hotmail.com |
1. Graduando
do Curso de Fisioterapia pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE,
Governador Valadares, MG. |
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AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE
SÍNDROME DO PIRIFORME EM MOTORISTAS DE ÔNIBUS, NO MUNICÍPIO DE GOV.
VALADARES-MG |
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RESUMO O presente estudo tem como objetivo quantificar a prevalência da SÍNDROME DO PIRIFORME em motoristas de ônibus. A SÍNDROME DO PIRIFORME é uma patologia de etiologia mecânica causada pela compressão do nervo isquiático. Ao manter a postura sentada por longos períodos associados ao estresse físico e mental decorrente das condições do trânsito, torna o motorista alvo de doenças ocupacionais, ou seja, as doenças músculo-esqueléticas, entre elas a SÍNDROME DO PIRIFORME. O estudo foi realizado em uma empresa de transporte urbano interestadual na cidade de Governador Valadares. A amostra foi composta por 15 motoristas da empresa do gênero masculino, sedentários, que trabalhavam no turno vespertino e que exerciam somente a profissão de motorista de ônibus. Para a identificação da SÍNDROME DO PIRIFORME foi realizado teste específico, 7 motoristas relataram dor local ou irradiada para os membros inferiores, perfazendo um total de 47% da amostra. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que a prevalência da SÍNDROME DO PIRIFORME nos motoristas avaliados, está relacionada com o sobre peso, a postura sentada e a manutenção dos membros inferiores em rotação externa. Palavras-Chaves: Síndrome do Piriforme, Isquiático, Dor, Postura.
ABSTRACT The present study it has as objective to quantify the prevalence of the SYNDROME OF the PEAR-SHAPED one in bus drive. The SYNDROME OF THE PEAR-SHAPED one is an etiology pathology mechanics caused for the compression of the disquieted nerve. When keeping the position seated for long periods associates to stress it physical and mental decurrently of the conditions of the transit, becomes the white driver of occupational illnesses, that is, the illnesses muscle - lean, between them the SYNDROME OF THE PEAR-SHAPED one. The study it was carried through in a company of interstate urban transport in the city of Valadares Governor. The sample was composed for 15 drivers of the company of the masculine sort, sedentary, that they worked in the vespertine turn and that they only exerted the profession of bus driver. For the identification of the SYNDROME OF THE PEAR-SHAPED one specific test was carried through, 7 drivers had told local or radiated pain for the inferior members, prefaced a total of 47% of the sample. Through the gotten results, the prevalence of the SYNDROME OF THE PEAR-SHAPED one in the evaluated drivers can be concluded that, is related with the one on weight, the seated position and the maintenance of the inferior members in external rotation. Word-Key: Syndrome of the Pear-shaped one, Disquieted, Pain, Position.
1. INTRODUÇÃO De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, a saúde pode ser comprometida por agentes agressivos ou fatores de risco como a temperatura, ruído, iluminação, mobiliário e por outros fatores trazidos pelo mundo atual, como o sedentarismo, a falta de relacionamento com outras pessoas, monotonia e principalmente ausência de desafios intelectuais. A partir desta afirmação pode-se dizer que saúde é o resultado do ambiente emocional e físico, aliados ao estilo de vida de cada individuo. Os quadros álgicos, principalmente os relacionados a aspectos posturais, vem constituindo-se em uma condição constante, atualmente. QUEIRÓGA (1999), afirma que cada categoria funcional possui uma característica específica de exigência mental e física, na mesma proporção dos fatores de riscos existentes, e exposição aos mesmos. Em algumas atividades laborativas podem-se desenvolver sintomas específicos, como alterações funcionais e posturais. Devido à jornada de trabalho intensa, o motorista de ônibus realiza atividades que exigem permanência prolongada na postura sentada, produzindo desajuste muscular e desconforto postural e corporal, caracterizado por dor ou perda de conforto em conseqüência de diversos fatores, entre eles a sobrecarga mecânica e condições patológicas (LÉO, 1998). Segundo VIEIRA (2000), os trabalhos que solicitam do homem a ação de grupos musculares por meses ou anos, constituem um campo propício a lesões. O primeiro sinal de lesões é a dor, que pode progredir para retrações musculares, rigidez articular e instalação de posturas inadequadas. Ou seja, a dor é o primeiro sinal do desconforto corporal. As variações anatômicas e as alterações biomecânicas, tais como a rotação externa da perna e má postura, geram o encurtamento do músculo piriforme e à sobrecarga do peso do corpo sobre o mesmo causando dor local ou irradiada. A boa postura é o ajuste que os segmentos corporais mantêm entre si e no espaço, em determinada posição, de forma a propiciar harmonia e sustentação do corpo. A postura adequada prepara o indivíduo para a execução de um movimento, promovendo a sustentação durante o próprio movimento (TANAKA, 1997). A SÍNDROME DO PIRIFORME é uma irritação do nervo isquiático, pois o mesmo passa abaixo ou entre as fibras do músculo Piriforme, podendo encontrar-se em espasmo, encurtado, inflamado ou com variações anatômicas. Ocorre mais freqüentemente em homens do que em mulheres, numa proporção de 6:1, sendo que aproximadamente em 15% das pessoas o nervo isquiático realmente atravessa o Piriforme. Esta Síndrome caracteriza-se clinicamente quando o músculo Piriforme encontra-se comprimindo o nervo isquiático que produzirá dor profunda e localizada na região lombar e glútea, superfície posterior do quadril ou irradiada pelo trajeto do nervo isquiático (ROSA FILHO, 2000). Entretanto, a falta de achados clínicos objetivos dificulta a real comprovação da SÍNDROME DO PIRIFORME, que pode ser confundida com outros problemas do quadril, como o desequilíbrio pélvico (ROSA FILHO, 2000). Para determinar significativamente a confirmação da SÍNDROME DO PIRIFORME, devem ser analisados critérios como a presença de dor local e do tipo isquiática, e teste específico.
O
presente estudo teve como objetivo quantificar a prevalência da SÍNDROME DO
PIRIFORME em motoristas de ônibus. O levantamento epidemiológico é importante,
pois pode auxiliar na prevenção da Síndrome.
2.
METODOLOGIA
A
pesquisa foi realizada em uma empresa de transporte de passageiros
interestadual na cidade de Governador Valadares. 2.2. População e Amostragem A amostra foi composta por 15 motoristas da empresa. A coleta de dados realizou-se em 7 dias úteis, a partir das 17 horas. O setor de Recursos Humanos da empresa convocou os motoristas, previamente, para participaram da pesquisa após o termino da jornada de trabalho. Só participaram da pesquisa os motoristas que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Como
critérios de inclusão, somente participaram da pesquisa indivíduos do gênero
masculino, sedentários, que trabalhavam no turno vespertino e que exerciam
somente a profissão de motorista de ônibus. 2.3. Procedimentos Fotos e observação in loco, em tempo real da atividade, foram realizadas para melhor conhecimento da mesma, com |